Notícias do setor
31/07/2018
Fed deve manter juros e continuar a caminho de duas novas altas

Por Lindsay Dunsmuir

Washington (Reuters) - O Federal Reserve deve manter as taxas de juros nesta quarta-feira, mas sólido crescimento econômico combinado com inflação em elevação devem manter o banco central norte-americano no caminho de dois novos aumentos neste ano, mesmo após o presidente Donald Trump ter elevado as críticas contra a subida dos juros.

O banco central dos EUA aumentou custos de empréstimo em março e junho, e investidores esperam elevações adicionais em setembro e dezembro. O Fed aumentaram os juros sete vezes desde dezembro de 2015.

O Fed vai anunciar sua decisão nesta quarta-feira às 15:00 (horário de Brasília). Não há previsão de entrevista coletiva e somente pequenas mudanças são esperadas, comparado ao comunicado pós-reunião do Fed em junho, que enfatizou a aceleração do crescimento econômico, fortes investimentos privados e inflação crescente.

“Eles têm as expectativas exatamente onde eles querem”, disse Michael Feroli, um economista do JPMorgan. “Eles podem precisar ajustar as palavras e a linguagem, mas acho que a mensagem geral vai ser a mesma.”

A economia dos Estados Unidos cresceu ao ritmo mais rápido em quase quatro anos no segundo trimestre, com consumidores elevando seus gastos e fazendeiros acelerando embarques de soja para a China antes que tarifas comerciais entrassem em vigor no início de julho.

A medida de inflação preferida pelo Fed avançou a um ritmo de 2,0 por cento no segundo trimestre, também mostraram os dados. Economistas esperam que dados mostrem nesta terça-feira que os preços em junho foram 2,0 por cento mais altos que um ano antes, igualando a leitura de maio.

Isso significaria dois meses seguidos em que a inflação atingiu a meta do Fed de 2 por cento, depois de ficar abaixo disso por seis anos.

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br