Artigo / Publicação
29/05/2016
Ata 192

Reunião Ordinária do Conselho de Administração e Diretoria Executiva 

Data: 06/04/2016.

Ata nº 192.

Itens tratados: 

1. Leitura da Ata 191 de 09 de março de 2016 e do respectivo resumo para o Site.

Aprovados.

2. Demissões 2016

 

O Presidente Lindau sugeriu não colocar nenhuma matéria na imprensa, pois provavelmente muitos jornalistas se posicionariam favoráveis ao feito. Após ponderações ficou acertada a elaboração de um comunicado aos sócios citando toda atuação que a AECEEE teve neste episódio.

 

3. Reajustes dos Planos de Saúde Unimed.

 

A Unimed POA é uma empresa sem fins lucrativos e obteve enormes vantagens financeiras nestes últimos anos no contrato com a CEEE, o que não justifica o aumento exorbitante anunciado. Foi comentada a carta enviada pelas Entidades ao Diretor Administrativo do Grupo CEEE apresentando o lucro de mais de 20 milhões que a Unimed POA obteve somente em 2015 neste contrato. Foi lida a carta resposta do Diretor Administrativo do Grupo CEEE onde ele afirma que irá disponibilizar aos empregados outros planos de saúde mais viáveis. O chefe da DLC e a segunda comissão montada pela Empresa (a primeira foi desfeita) não foram comunicados e tampouco autorizaram o reajuste para o ano de 2016 no plano da Unimed POA.

 

4. Assuntos Gerais

4.1. Foi comentada a atuação da Oposição Sindical, que se manifesta contrário a atos do grupo que atualmente dirige o Senergisul, em relação às atitudes tomadas por membros históricos do Senergisul que ocupam cargos no Conselho e na Direção da Fundação CEEE.

4.2. Sobre o Banco Cruzeiro do Sul a Previc identificou culpabilidade exclusiva dos Diretores Executivos, que à época modificaram critérios financeiros pré-existentes na Entidade e que previam restrições de aplicações em bancos menores. Esta atitude foi tomada em Reunião de Diretoria, contrária a posição dos técnicos da Fundação CEEE e sem que fosse dado o conhecimento aos Conselhos. A Diretoria do Grupo CEEE indica os dirigentes da Fundação CEEE assim estes também deveriam ser responsabilisados neste tipo de situação.

4.3 O Conselheiro Deliberativo da Fundação CEEE, Marco Adiles, solicitou para a Diretoria da Fundação CEEE um dossiê relatando feitos passados do Sr. Grippa que atuava no Senergisul, quando este esteve na Presidência da Fundação CEEE. O Presidente Lindau comentou que conforme o conteúdo deste documento as Entidades poderão se manifestar. O Conselheiro Zimmermann comentou que na próxima semana talvez sejam tomadas medidas em relação aos colegas Conselheiros da Fundação CEEE que não possuem a Certificação exigida pela PREVIC, visto que o prazo para a certificação estará expirando em meados de abril corrente. Foi concedido prazo e a certificação é obrigatória, a rigor quem não for certificado não atende as condições para ser Conselheiro ou Diretor, podendo ser afastado da função. A Certificação pode ser obtida por experiência ou por prova. Há colegas que são do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal, da Fundação CEEE, e ainda não estão certificados. A PREVIC já alertou a Fundação sobre esta situação.

4.4. Quanto ao novo estatuto da Fundação CEEE, o Grupo CEEE não o aceitou e a PREVIC diz que um estatuto não pode ser mudado quando a patrocinadora é contraria as mudanças. A Fundação CEEE, no final de 2015, enviou o novo estatuto para análise no Grupo CEEE que não se manifestou no prazo regulamentar, e assim entendeu que a patrocinadora o teria aceitado.

4.5. A Diretoria do Grupo CEEE tomou atitude diferente das outras estatais em relação a não mais conceder feriadões, que sempre foram pagos com horas devidamente compensadas e registradas no Diário Oficial do Estado.

4.6. O Presidente Lindau comunica que em função de seu desligamento da empresa CEEE-GT manterá contato permanente com a Secretaria da AECEEE e informa que pretende estar toda quarta-feira na sede da AECEEE para participar de reunião que ocorre com os dirigentes das demais Entidades da CEEE.

4.7. Sobre o primeiro jantar da AECEEE do ano, será no Restaurante Fragata, no dia 3 de maio. O local foi novamente escolhido porque o preço é o melhor, o serviço é ótimo e os colegas apreciam sempre.

 

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br