Artigo / Publicação
07/01/2017
Ata 201

Reunião Ordinária do Conselho de Administração e Diretoria Executiva

Data: 16/11/2016.

Itens tratados:

 

1. Leitura da Ata 200 de 05 de outubro de 2016 e do respectivo resumo para o Site.

Aprovados após ajustes solicitados pelos Conselheiros. 

2. Dívidas das Patrocinadoras CEEE com a Fundação

O Conselheiro Coitinho apresentou dados. O “Contratão” de 1995 tem muitos aditivos e cláusulas que permitem à Fundação entrar nas contas das empresas do Grupo CEEE em caso de inadimplência.. O valor da reserva a amortizar contraída pela CEEE na criação do CEEEPrev é atualizado ano a ano e a dívida total das Patrocinadoras representa aproximadamente 30% do capital líquido existente nos fundos garantidores. O Conselheiro Coitinho entende que a Fundação CEEE deva se manifestar publicamente sobre estas questões, uma vez que o Governo pretende vender as empresas do Grupo CEEE. O Presidente Lindau comentou que as Entidades já estão mobilizadas e que o deputado Ciro Simoni do PDT criou uma nova frente parlamentar visando manter como públicas as empresas do Grupo CEEE. Há duas correntes, uma que o governo vai tentar remover da Constituição a necessidade de plebiscito e outra de que, não sendo aprovada esta exclusão, o Governo realizaria a consulta à população ainda em 2017. Será necessária a mobilização de todos, pois sem isto, os deputados tendem a não obstruir a proposta do Governo. O Presidente Lindau reforçou a necessidade de participação dos colegas, principalmente os já aposentados que dispõem de tempo para mobilizações e que podem ser duramente afetados no valor de seus benefícios futuros.

3. Orçamento 2017

 

O Conselheiro Possamai enviou um e-mail para o Presidente Lindau comunicando que não ia vir na reunião devido a problemas pessoais e expôs sua posição quanto ao orçamento, solicitando que a mesma constasse na Ata. Entende que o valor a ser subsidiado pela Associação para o Baile anual deva ser muito menor do que o valor constante no orçamento. Fez uma análise do que se gastou esse ano no Baile afirmando que a AECEEE subsidia 74% (3/4) do valor do Baile. Entende que a mensalidade de R$ 35,00 é muito alta e que os demais sócios que não vão ao Baile são prejudicados. Sugeriu limitar o subsidio a duas vezes o valor médio das jantas de maio e agosto. Concluiu afirmando que com a aprovação dessa sugestão não seria necessário reajustar a mensalidade, evitando a perda de sócios, pois estamos em tempos de crise. Após diversas posições o Presidente Lindau sugeriu, visando baixar o valor orçado para o Baile, a troca do local do para o Clube dos Jangadeiros, só com a contratação de um DJ e uma pessoa para cantar e tocar violão durante a janta sem o conjunto, o que economizaria oito mil reais. O Conselho aprovou a troca do lugar. O orçamento será reanalisado e na próxima reunião e ao final, caso não seja acordado, será votado. O Conselheiro e Tesoureiro Jacques solicitou que o Conselheiro Possamai esteja presente.

4. Comissão Eleitoral

Em função do novo estatuto, a posse da nova gestão eleita será em 01 de maio de 2017. Não serão mais necessárias as assinaturas (5% dos sócios) para apresentação dos candidatos. Os sócios em dia interessados somente preencherão a solicitação para o cargo pretendido e entregarão na secretaria da AECEEE. Os colegas indicados para Comissão Eleitoral são Roberto Dias, Luiz Cassio e Ricardo Orling. Os nomes foram aprovados por unanimidade.

5.  Dia do Engenheiro

5.1. O Presidente Lindau propôs que a AECEEE realize uma comemoração pela passagem do dia do Engenheiro. Este ano a tradicional comemoração do dia da mulher não foi realizada. O evento será no refeitório do CAENMF e o custo é baixo (menos de R$ 20,00) por sócio. Foi aprovado por unanimidade. Como dia 11 é domingo a comemoração será no dia 13/12 às 17h.

6. Assuntos Gerais

6.1. O Presidente Lindau expôs que o colega Eugene Laval, tendo pago o baile, devido a uma alteração de viagem de férias (a data foi trocada devido a um furacão), pediu o retorno do valor dispendido. O comunicado foi realizado com antecedência de quinze dias ao evento. Após discussão foi aprovado de forma excepcional.

6.2. Um dos colegas que ganhou o prêmio da viagem a Rivera em dezembro abriu mão da vaga. Esta vaga será disponibilizada a venda para os sócios.

6.3. Sobre a inscrição da AECEEE no sistema CONFEA/CREA, o Diretor Alessandro informou que o expediente foi aprovado pela plenária do CREA-RS sendo novamente encaminhado para o CONFEA. Uma vez que todas as pendências levantadas no CONFEA foram sanadas pela AECEEE e ratificadas no CREA-RS, inclusive pelo seu corpo jurídico, entende-se que finalmente obteremos a tão sonhado cadastro. Considerando a nova modalidade de repasse pelo CREA-RS de valores às Entidades cadastradas, onde é necessário apresentar projetos de cursos, visitas técnicas, participação em simpósios, concursos técnicos, etc., o Presidente Lindau sugeriu que a partir do cadastramento seja formado um grupo para analisar as novas regras visando promover eventos patrocinados pelo CREA-RS.

6.4. O Conselheiro Zimmermann comentou que o Presidente do Grupo CEEE enviou uma denúncia a PREVIC, visando a troca na Presidência do Conselho Deliberativo da Fundação CEEE. A resposta a PREVIC se deu por diversos Conselheiros e componentes da Diretoria. Aguarda-se o posicionamento final da PREVIC sobre o assunto.

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br