Artigo / Publicação
07/02/2017
Ata 202

Reunião Ordinária do Conselho de Administração e Diretoria Executiva 

Data: 07/12/2016.

Itens tratados:

 

1. Leitura da Ata 201 de 16 de novembro de 2016 e do respectivo resumo para o Site.

Aprovados após ajustes solicitados pelos Conselheiros. 

2. Orçamento 2017

O segundo assunto da pauta versou sobre a aprovação do orçamento. Na reunião passada como o Conselheiro Possamai enviou um e-mail sugerindo modificações e questionando valores. O assunto foi postergado para esta reunião e foi solicitada sua presença. Foi colocado em votação e o orçamento foi aprovado por unanimidade com a mudança de local do Jantar Dançante para o Clube dos Jangadeiros e a pela não contratação de conjunto após o Jantar.

3. Regulamento Eleitoral

 

O terceiro assunto da pauta versou sobre a aprovação do Regulamento Eleitoral da AECEEE previamente enviado aos presentes. Na reunião passada foi aprovada a comissão eleitoral para o pleito de 2017, composta pelos colegas Roberto Dias, Luiz Cassio e Ricardo Orling. O Presidente Lindau comentou da realização de uma reunião com a Comissão onde foi aprovado o nome do colega Roberto Dias como presidente da Comissão. Foi entregue na oportunidade à Comissão os documentos da última eleição para ajustes. A eleição na urna será no dia 29 de março de 2017 e a posse da nova Diretoria está prevista para 02 de maio de 2017. O próximo passo é a publicação do Edital em janeiro de 2017 sob responsabilidade da Comissão Eleitoral. O Presidente Lindau relatou que conforme o novo Estatuto Social não é mais necessário o número de 20% do total de sócios avalizando a inscrição de candidatos para Conselhos e Presidência. O Regulamento Eleitoral foi aprovado pelos presentes.

4. Calendário de Reuniões 2017

Será sempre na primeira quarta-feira de cada mês com algumas exceções. Segue abaixo o calendário das reuniões ordinárias:

MÊS

DIA

Janeiro

11

Fevereiro

08

Março

08

Abril

05

Maio

10

Junho

07

Julho

05

Agosto

09

Setembro

06

Outubro

04

Novembro

08

Dezembro

06

5. Risco de Privatização

O Presidente do Grupo CEEE tem dito não ter sido informado sobre esse assunto. Quem está favorável às privatizações previstas pelo governo é o Secretário de Minas e Energia. O Presidente Lindau lembrou que as Entidades em 2015 tiveram uma reunião com o Secretário Lucas onde foi apresentada a possibilidade de ser montada uma empresa pública única energética composta da Sulgás, CRM, Grupo CEEE com a criação da CEEE Telecom. A CRM tem 100 bilhões de reais de reservas de carvão e a rentabilidade da Sulgás é de 100 milhões de reais por ano. O edital da privatização poderá ser único no caso da opção por uma Empresa Energética. Foi realizado e lido nesta reunião um documento de alerta geral aos sócios, graças ao conhecimento que o Presidente Lindau tem sobre a Fundação CEEE, devido sua participação passada no Conselho. Este documento procura demostrar aos colegas os problemas que a Fundação poderá vir a ter devido a Privatização. A idéia é que a Fundação CEEE emita um alerta, pois cabe principalmente a ela conscientizar seus participantes. O alerta elaborado pelo Presidente Lindau foi encaminhado à Presidente Janice para análise. O Conselheiro Coitinho comentou da dificuldade de negociar com uma empresa estrangeira (Chinesa) e a Conselheira Lilian entende ser difícil ter argumentos para convencer as pessoas a votar contra a privatização via Plebiscito. Comentou sobre a situação atual do País, dos políticos em geral e como as pessoas se manifestam contra tudo que é público. Devemos ter argumentos fortes para que de maneira simples possamos convencer a população sobre seu voto contra a privatização.

6. Assuntos Gerais

6.1. O Presidente Lindau relatou sobre um novo grupo na CEEE formado sem ligação às entidades ou partidos políticos, chamado de Primeiro de Fevereiro. O grupo está mobilizando os colegas ativos para pressionarem os Deputados na Assembleia Legislativa a votarem contra o pacote no que diz respeito à Privatização da CEEE. As entidades uniram-se a este grupo e serão confeccionadas camisetas patrocinadas pela AECEEE e Uniproceee, que serão postas à venda no valor de R$25,00. O valor de venda da camiseta cobrirá o seu custo não onerando as entidades.

6.2. Sobre o churrasco de final de ano foi agendado o dia 21 de dezembro no salão de festas da Rosana. Vai ser enviado um convite por e-mail que deve ser respondido até dia 20/12 às 12h.

6.3. O Conselheiro Oldemar Sebalhos pediu a AECEEE a divulgação de sua candidatura na eleição para o Comitê de Ética da CEEE-GT. Como o Conselheiro Possamai também era candidato, o Presidente Lindau respondeu que poderia passar o email dos sócios ativos para que cada um fizesse sua campanha particular junto aos colegas. Indignado com a resposta, o Conselheiro Sebalhos comunicou hoje por email sua disposição de demissão do cargo no Conselho e que iria também pedir sua saída como sócio da AECEEE. O Presidente Lindau entende ter ocorrido um mal entendido e entrará em contato com o Conselheiro Sebalhos visando reversão da decisão.

6.4. O Presidente Lindau solicitou a presença da Diretoria e do Conselho na confraternização a ser realizada pela AECEEE comemorando o Dia do Engenheiro, 11 de dezembro. A comemoração será realizada no dia 13 de dezembro, terça feira, às 17 horas no refeitório do CAENMF.

 

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br