O ICC da FGV caiu 3,3 pontos, para 79,1 pontos em novembro, após seis altas consecutivas, influenciado pela queda das expectativas. “Na falta de notícias positivas no front econômico e dada a contínua deterioração do mercado de trabalho, uma parcela dos consumidores brasileiros reduziu o otimismo em relação à perspectiva de melhora no horizonte de seis meses” afirma, em nota, Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor. O ISA recuou 1,1 ponto, para 67,9 pontos, o menor desde julho passado (65,7 pontos), enquanto o IE caiu 4,9 pontos, ficando em 87,7 e interrompendo uma sequência de seis avanços consecutivas. O indicador que mede o grau de satisfação em relação à situação financeira das famílias caiu 1,2 ponto, para 62,4 pontos, retornando ao nível de setembro passado (62,2). Entre os itens que integram o ICC, o indicador que mais influenciou a queda do índice em novembro é o que mede o otimismo em relação à situação econômica geral no futuro. O ICC teve perda de 6,2 pontos no bimestre outubro-novembro, ficando em 108,1 pontos. Comparando os resultados por faixas de renda, houve redução da confiança em todos os níveis. O recuo mais expressivo ocorreu no caso dos consumidores na faixa de renda familiar mensal entre R$ 2.100,00 e R$ 4.800,00. A edição de novembro da sondagem do consumidor colheu informações de 1.968 domicílios entre os dias 1 e 21 de novembro. (Valor Econômico – 24.11.2016)