Artigo / Publicação
05/09/2017
Ata 210

Reunião Ordinária do Conselho de Administração e Diretoria Executiva 

Data: 05/07/2017.

Ata nº 210.

Itens tratados: 

1. Leitura da Ata 209 de 07 de junho de 2017 e do respectivo resumo para o Site.

Aprovados. 

2. Torneio de Futebol 2017

O Diretor Maboni disse não ter conseguido marcar o torneio nas datas pré-definidas. Sugeriu uma nova data, 30 de julho e se não houver público, será verificada uma nova data. Também comentou que os valores que a AECEEE despendeu no ano passado poderão ser os mesmos, caso haja inscrição de no mínimo seis times. O Presidente Gilberto sugeriu realizar uma consulta com os colegas que costumam participar para definição da melhor data.

3. Causas Trabalhistas

O Sintec ganhou a ação trabalhista do PCS e recebeu uma proposta do Grupo CEEE para pagamento em 20 parcelas. O valor da primeira parcela não consta na folha do mês de junho. Como o cálculo da CEEE não fechou com o pretendido, o Sintec solicitou uma perícia contábil. A causa da Função Gratificada, que foi congelada a partir de 2013, foi ganha pelo Senge. O TST multou a CEEE em 2% sobre o valor corrigido, pois esta solicitou novo recurso da decisão do Tribunal e tal atitude foi julgada como de carater protelatório. Há uma resolução de Diretoria assinada pelo ex-presidente Zart em 1985 onde consta que as FGs seriam corrigidas pelos mesmos índices dos acordos coletivos. O cálculo da CEEE nesta ação também possui menor valor, assim está sendo exigido um perito contábil.  

4. Acordo Coletivo 2017/2018

O Senergisul ajuizou o dissídio coletivo. Deve haver uma reunião neste mês no TRT, que será a primeira reunião de conciliação. A proposta da CEEE é o INPC integral a partir de dezembro de 2017 sem os pagamentos retroativos. Sabe-se que a CEEE foi reprendida pelo Judiciário, pois esta proposta está sendo bem pior que do ano passado.

5. AECEEE/CREA-RS

O Presidente Libório parabenizou o Diretor Alessandro e o Vice-presidente Lindau pelo emprenho nesta conquista. A AECEEE irá participar da Câmara de Engenharia Elétrica onde terá direito a uma cadeira. O Vice-presidente Lindau questionou sobre a participação nas plenárias das sextas-feiras e o Diretor Alessandro respondeu que esta participação se dará após a indicação do representante na Câmara, que será a partir do próximo ano. Para a AECEEE ser referida nas ARTs, o Conselheiro Milton sugeriu um levantamento dos colegas que possuem empresa para serem contatados e a partir de agora optarem pela nossa entidade no preenchimento das ARTs. O Diretor Alessandro comentou que não basta possuir só as indicações, pois todo ano será feita uma revisão se a entidade está seguindo as regras que o CREA estipulou, sendo exigidos pelo menos três eventos anuais de caráter técnico. Este ano já foram realizados dois eventos que podem ser considerados atividades técnicas, pois foram inseridas nas viagens à Nova Petrópolis e Flores da Cunha visitas técnicas. Assim sendo, faz-se necessária pelo menos mais uma atividade técnica neste ano. Uma que já está dentro dos planos é a viagem a Livramento/Riveira onde será visitado o Parque Eólico. Sugestões para atividades técnicas seriam as subestações GIS existentes em Caxias do Sul e Porto Alegre. Foi recomendado pelo Vice-presidente Lindau uma visita a Subestação GIS de Caxias em um sábado. Ficou sobre responsabilidade do Diretor Alessandro e do Conselheiro Paulo Oliano os contatos para viabilizar esta visita à Caxias. O Presidente Libório também comentou a possibilidade de parcerias para essas atividades técnicas com outras associações. O Vice-presidente Lindau sugeriu a ABEMEC-RS que tem um sócio nosso, o Carlos Silveira como Presidente. O Presidente Libório comentou que a AECEEE já recebeu um convite do Carlos Silveira para essa parceria. O Presidente Libório também solicitou para cada um dos Conselheiros que tenham contato com alguma entidade que passem esse contato para o Alessandro, visando novas parcerias.

6. Fundação CEEE

O Presidente Libório comentou sobre a Ata do dia 29/06 do Conselho Deliberativo. Nesta ata consta a posse do colega Evandro Bremm, atual Secretário Geral do Grupo CEEE, substituindo o colega Nerbas na suplência do Conselho Deliberativo. Existe uma denúncia na Comissão de Ética contra a Conselheira Deliberativa Danielle, pois ela acumula função de Diretora da RS Previdência. O Vice-presidente Lindau relatou que a Fundação CEEE está oferecendo um novo empréstimo aos seus participantes para ser pago em 100 vezes com juros baixos. Alerta que o prazo é muito longo e que muitas vezes dependendo do comprometimento financeiro do participante, a cota mensal de pagamento da amortização acaba não podendo ser descontada.  Espera que este risco tenha sido bem avaliado, para que os participantes como um todo não sejam prejudicados.

 

7. Assuntos Gerais

7.1. Presidente Libório falou sobre a prorrogação da Concessão da CEEE-D. Pela ABRADEE ficará até 2020. O governo quer que a Concessão seja resolvida após o Plebiscito, quando será decidida a venda das Empresas.

7.2. A Diretora Vania relatou que o Grupo Meridien tem procurado a AECEEE, propondo para os sócios da AECEEE, que tivessem interesse em “time-sharing”, 5% de desconto no pagamento da joia na adesão. Terão direito a 7 dias nos Hotéis do Grupo válidos por dois anos na compra de uma cota, com um valor de adesão e uma mensalidade. A Diretora Vânia sugeriu que a AECEEE oferecesse aos seus associados este “time-sharing”. A proposta foi aceita.

 

 

 

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br