Artigo / Publicação
15/05/2019
ATA 231

Reunião Ordinária do Conselho de Administração e Diretoria Executiva

Data: 10/04/2019.

Ata nº 231.

Itens tratados:

1. Leitura da Ata 230 de 13 de março de 2019 e do respectivo resumo para o Site.

 

A citada ata e o resumo foram aprovados pelos presentes na reunião após a inclusão dos ajustes solicitados pelo Conselheiro Bolívar.

 

2. Governo RS 2019/2022

 

O Grupo CEEE já tem um novo Presidente indicado pelo acionista majoritário, o economista Marco de Camino Ancora Lopez Soligno. É ex-funcionário da CPFL, tem experiência no setor elétrico e em gestão de estatais. Provavelmente terá como missão propiciar uma transição tranquila na venda das empresas do Grupo CEEE. A posse dele está programada para a semana que vem. O Acordo Coletivo 2019/2020 do Grupo CEEE está sendo discutido no TRT4  e há um temor que passando os 90 dias, período extraordinário de vigência do atual Acordo Coletivo, seriam extintos o Ticket Refeição, reembolso plano de saude, 2/3 do Retorno de Férias e o Auxílio Farmácia.  A tensão entre os empregados ativos é muito grande. A diferença entre o ano de 1997 (venda de 2/3 da Distribuição da CEEE) e hoje, é que naquela época todo processo estava estruturado, em relação à obrigação das empresas que iam comprar parte da CEEE e em relação aos empregados. Hoje este fato não preocupa a Direção da Empresa, pois não se vê de nenhuma atitude visando algum encaminhamento positivo para tranquilizar os empregados. Não há nenhuma estrutura formal pensando nos empregados e a postura destes é de aguardo por uma solução “milagrosa”. O Conselheiro Carlos Coitinho sugeriu que a Associação marcasse uma reunião com o novo Presidente do Grupo CEEE para comunicar que os empregados das Empresas não podem ficar prejudicados. Visando apresentar alternativas consistentes sugeriu que a Diretoria da AECEEE se reunisse e que após discutir os pontos fundamentais de um processo de transição, apresentá-los ao novo Presidente do Grupo CEEE. O Conselheiro Bicca sugeriu falar com os Deputados para passar a estes uma necessidade de uma solução para o futuro destes empregados. O projeto de venda deve vir depois da decisão da PEC da retirada do Plebiscito estar concluida, e junto deveria estar sendo elaborada uma lei complementar para garantir um futuro para os empregados, como aconteceu em 1997. Para as empresas compradoras AES e RGE, ficaram estabelecidas exigências como a obrigação de manter os empregados por 3 anos, também foi oferecida aos empregados a clausula 25 dentre outras, como forma de mitigar o processo de transição. Atualmente se for vendido, o Grupo CEEE teria que pagar toda dívida que tem com a Fundação CEEE em parcela unica. A Conselheira Lilian sugeriu que a AECEE marcasse logo a reunião com o novo Presidente do Grupo CEEE e que seria uma reunião de apresentação junto com as demais Entidades, que tem a mesma visão.

 

3. Primeiro Jantar de 2019

 

Foram mostradas duas opções, já verificadas pela Simone com total de horas e preço. A primeira opção é o Fragata para 4 horas e valor de R$ 86,90 por pessoa e a segunda opção é o Dado Bier para 3 horas e valor de R$ 88,90 por pessoa. O Conselho escolheu por maioria o Restaurante Fragata da Assis Brasil. O jantar será realizado dia 09 de maio, uma quinta-feira.

 

4. Assuntos Gerais

 

O Presidente Gilberto agradeceu a todos que votaram nas eleições da AECEEE e lembrou que a posse dos Conselheiros eleitos e da nova Diretoria, gestão 2019/2021, ocorrerá no dia 2 de maio. O Presidente Gilberto comunica que convidou o Conselheiro Bolívar para a Diretoria de Novos Eventos e o Conselheiro Possamai para Diretor Esportivo, tendo ambos aceitado as novas incumbências. O Conselheiro Coitinho sugeriu consultar o Conselheiro Zimmermann, para a Diretoria Previdenciária, uma vez que é factível sua indicação para o Conselho Deliberativo da Fundação CEEE. O Presidente Gilberto deixou formalizado um agradecimento ao Vice-presidente Lindau que incansavelmente tem participado das frentes na Assembleia Legislativa representando sempre a nossa Associação. Também agradeceu ao Conselheiro Coitinho pelos relevantes trabalhos prestados a AECEEE na Diretoria Previdenciária. Finalmente agradeceu a toda Diretoria pelo brilhante trabalho nesta gestão que ora termina. O Presidente Gilberto solicitou ao Senge uma reunião com um advogado do Escritório Cecília Costa visando atualização do andamento das ações judiciais. Será quinta-feira, dia 25 de abril no Auditório do Senge. Todos os sócios da AECEEE serão convidados a participar.

 

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br