Notícias do setor
22/02/2021
Notícias do Setor

Assembleia geral da CEEE-GT aprova cisão da CEEE-G

Objetivo é manter atividades de transmissão de energia no escopo da CEEE-GT e direcionar as de geração para a outra companhia

Por Allan Ravagnani, Valor — São Paulo

19/02/2021 09h38  Atualizado 2021-02-19T12:38:09.357Z

 

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) informou que foi aprovada, em assembleia geral extraordinária realizada ontem (18), a cisão parcial da companhia com a Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE-G).

A cisão está sujeita às aprovações regulatórias e do poder concedente. Além disso, as alterações no estatuto social da companhia estão sujeitas à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A CEEE-GT afirmou anteriormente que o objetivo da cisão é manter as atividades de transmissão em seu próprio escopo e direcionar as atividades de geração para a incorporadora, a CEEE-G.

A cisão parcial vai dar o direito de retirada, uma vez que implicará mudança do objeto social. Desta forma, os acionistas dissidentes terão o direito de retirar-se da companhia mediante o reembolso do valor de suas ações, no prazo de 30 dias.

O valor do reembolso por ação será calculado com base no valor do patrimônio líquido por ação da companhia relativo ao exercício social de 31 de dezembro de 2019, de R$ 251,30 por ação.

 

Governo anuncia demissão do presidente da Petrobras

Executivo será substituído pelo general Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu

SUELI MONTENEGRO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE BRASÍLIA*

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na noite desta sexta-feira (19) a nomeação do general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. Diretor-geral brasileiro de Itaipu, Silva e Luna também vai ocupar vaga no Conselho de Administração da empresa.

A demissão de Castello Branco é resultado da crise aberta com a críticas feitas por Bolsonaro ao executivo, em razão dos aumentos de preços dos combustíveis. O presidente disse ontem que faria mudanças na Petrobras e anunciou a isenção de impostos federais sobre gás de botijão e óleo diesel.

A estatal anunciou um novo reajuste a partir de hoje nos preços da gasolina e do diesel, que ficaram 10,2% e 15,1% mais caros, acumulando altas de 34,7% (gasolina) e 27,7% (diesel) em 2021. Os aumentos acompanham a recuperação dos preços internacionais do petróleo.

Para o  mercado, a dispensa do executivo só poderá ser feita com a aprovação do Conselho de Administração da estatal. Ainda não há indicação de quem ocupará o cargo de Silva e Luna em Itaipu.

 

Medo de ingerência em estatais volta à cena e pressiona Ibovespa

O Ibovespa recuperou-se parcialmente à tarde, antes de fechar em baixa de 0,64%, aos 118.430,53 pontos (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)    

Ameaças explícitas do presidente Jair Bolsonaro de troca no comando da Petrobras (PETR4) reavivaram o receio de ingerência do governo federal, colocando ações de estatais na mira de ordens de venda na Bovespa nesta sexta-feira.

Após ter chegado a flertar com as mínimas do mês, o Ibovespa recuperou-se parcialmente à tarde, antes de fechar em baixa de 0,64%, aos 118.430,53 pontos, com influência positiva de Wall Street e com a queda do dólar beneficiando algumas ações.

Na semana encurtada pelo feriado prolongado de Carnaval, o índice teve perda acumulada de 0,83%.

A volatilidade criada com as declarações de Bolsonaro as quais ele mesmo tentou relativizar, negando planos para interferir na política de preços da companhia fez o volume financeiro da sessão somar 35,2 bilhões de reais.

Manifestações dúbias do presidente, que tenta também evitar ameaça de greve de irados caminhoneiros e a insatisfação popular com a escalada dos preços dos combustíveis, foram insuficientes para evitar uma derrocada das ações da petroleira, assim como de outras estatais federais, como Banco do Brasil e Eletrobras, e empresas de outros setores mais sujeitos a regulação do governo.

Para Leonardo Milane economista da VLG Investimentos, o episódio amplia o leque de preocupações do mercado em relação ao Brasil, num ambiente já tomado por um ambiente fiscal frágil e de dúvidas crescentes sobre o andamento de agendas reformistas no Congresso Nacional.

“A agenda política está se sobrepondo à econômica”, disse ele, citando também itens como a possível aprovação de extensão do auxílio emergencial, que muitos temem que resultará na ruptura do teto para gastos públicos.

Um alívio parcial sobre o índice veio de ações que também têm forte peso na composição da carteira, caso de empresas ligadas a commodities metálicas.

Além disso, uma tentativa de recuperação em Wall Street e a queda do dólar contra o real estimularam compras pontuais na bolsa paulista, como de ações de companhias aéreas.

Embora encurtada pelo feriado prolongado de Carnaval, a semana foi marcada por uma nova onda de empresas se preparando para listagem na Bovespa, com cinco pedidos de ofertas iniciais de ações, incluindo dos grupos de saúde, Mater Dei e Caledonia, da produtora de etanol de milho FS, da varejista online Privalia e da fabricante de lâmpada de LED Unicoba.

Além disso, estrearam no mercado Eletromidia, CSN Mineração e Orizon.

A próxima semana começa com o vencimento de opções sobre ações, na segunda.

Além disso, GPA, CSN, Gerdau, Ambev, BRF e Gol, entre outras, dão sequência à temporada de divulgação de balanços do quarto trimestre (Reuters, 19/2/21)

 

CVM estuda abrir processo após mudança de comando na Petrobras

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) analisa abrir um processo administrativo para apurar se as informações sobre a mudança no comando da Petrobras foram divulgadas de forma correta. A informação é do jornal O Globo. 

O processo terá como base a Instrução 358, segundo a qual qualquer declaração que possa interferir no valor das ações de uma empresa deve ser divulgada ao mercado.

A CVM já havia informado ser necessária a atuação de modo articulado com os canais institucionais das companhias que são abertas, com ações na bolsa de valores, independente da posição ou cargo que será alterado na empresa. 

O posicionamento ocorre depois do presidente Jair Bolsonaro criticar a alta nos preços de combustível e substituir o presidente da Petrobras. Com a mudança, a estatal perdeu R$ 28,2 bilhões em valor de mercado. 

O novo presidente da estatal será o general da reserva Joaquim Silva e Luna, que atualmente atua como diretor-geral da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. 

 

As concessionárias do Texas não podem deixar os clientes com contas enormes depois da tempestade: Abbott

 

(Reuters) - Os reguladores de serviços públicos do Texas vão proibir temporariamente as empresas de energia de cobrar os clientes ou desconectá-los por falta de pagamento, após a tempestade de inverno que causou apagões generalizados, disse o governador Greg Abbott no domingo.

Abbott convocou uma reunião de emergência com legisladores estaduais no sábado, após relatos de muitos clientes recebendo contas de milhares de dólares por apenas alguns dias de serviço de eletricidade, enquanto o Texas era dominado por temperaturas frias.

“Texanos que sofreram por dias de frio congelante sem energia não deveriam ser submetidos a contas de energia disparadas”, disse Abbott a repórteres no domingo em San Antonio.

Ele disse que a Comissão de Serviços Públicos do Texas ordenará às companhias de eletricidade que pausem o envio de contas aos clientes e emitirá uma moratória temporária sobre o desligamento por falta de pagamento.

O estado usará o tempo para encontrar uma maneira de proteger os clientes de serviços públicos, disse Abbott.

“A questão sobre contas de serviços públicos e os preços disparados que tantos proprietários e locatários estão enfrentando é a principal prioridade para a legislatura do Texas agora”, disse ele.

O Texas tem um mercado de energia desregulamentado altamente incomum que permite aos consumidores escolher entre dezenas de fornecedores de eletricidade concorrentes.

Alguns fornecedores vendem eletricidade a preços de atacado que aumentam em sincronia com a demanda, que disparou quando o congelamento recorde atingiu um estado desacostumado ao frio extremo, matando pelo menos duas dúzias de pessoas e desligando a energia de mais de 4 milhões de pessoas em seu pico; cerca de 30.000 pessoas ainda estavam sem energia no domingo, disse Abbott.

Como resultado, alguns texanos que ainda conseguiam acender as luzes ou manter a geladeira funcionando acabaram com contas de US $ 5.000 por apenas um período de cinco dias, de acordo com fotos de faturas postadas nas redes sociais por consumidores furiosos.

O Dallas Morning News disse que um provedor que oferece um plano de tarifas de atacado pediu a seus milhares de clientes que trocassem de fornecedor antes da tempestade para evitar preços altos, mas muitos descobriram que demoraria muito para mudar de fornecedor.

“O projeto de lei deve ir para o estado do Texas”, disse o prefeito de Houston, Sylvester Turner, em entrevista à CBS News no domingo. “Quando eles estão recebendo essas contas de eletricidade exorbitantes e estão tendo que pagar por suas casas, consertar suas casas, eles não deveriam ter que arcar com a responsabilidade.”

A prefeita de Fort Worth, Betsy Price, disse à CBS que tanto o governo estadual quanto o federal deveriam ajudar com as contas.

O senador dos EUA Ted Cruz, que foi forçado a interromper uma excursão com sua família ao resort mexicano de Cancún após a indignação pública, também se distanciou do sistema de livre mercado que ele havia elogiado anteriormente.

“Isso é ERRADO”, escreveu Cruz no Twitter. “Nenhuma empresa de energia deve receber lucros inesperados por causa de um desastre natural, e os texanos não devem ser martelados por aumentos ridículos nas taxas do desastre de energia da semana passada. Os reguladores estaduais e locais devem agir rapidamente para evitar essa injustiça. ”

Separadamente, o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, emitiu demandas de investigação civil para empresas de energia com relação às interrupções, seus planos de emergência e preços, dizendo que as empresas “administraram de forma grosseira” a emergência climática.

O presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou uma declaração de grande desastre para o Texas no sábado, que disponibiliza fundos federais para as pessoas prejudicadas pela tempestade, incluindo assistência para habitação temporária e reparos residenciais e empréstimos de baixo custo.

Todas as usinas de energia voltaram a funcionar neste fim de semana e a energia foi restaurada para a maioria das casas quando o tempo voltou ao normal.

A Entergy Corp disse na noite de domingo que sua unidade no Texas restaurou a energia para todos os clientes afetados pelas tempestades de inverno. O site da Austin Energy também mostrou que a energia foi restaurada para “quase todos os clientes”.

No entanto, ainda havia preocupações com o abastecimento de água, com milhões de texanos sendo aconselhados a ferver a água antes de usar. Autoridades de Houston disseram que a água da cidade era segura para uso sem ferver no domingo.

A Guarda Nacional do Texas e membros militares de vários estados estavam ajudando a entregar e distribuir água engarrafada para texanos necessitados, disse Abbott.

O Texas também está trazendo encanadores de fora do estado para ajudar a consertar canos estourados, disse o governador. Os proprietários ou locatários que não têm seguro podem solicitar o reembolso da Federal Emergency Management Agency (FEMA), disse ele.

O governador do Texas disse separadamente no Twitter que o estado receberá quase um milhão de doses da vacina COVID-19 na próxima semana, acrescentando que o Texas vai recuperar os atrasos causados ​​durante a tempestade de inverno.

Reportagem de Linda So em Washington, Jonathan Allen em Nova York, Sharon Bernstein em Sacramento e Kanishka Singh em Bengaluru; Escrito por Jonathan Allen e Sharon Bernstein; Edição de Daniel Wallis e Richard Pullin

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br