Artigo / Publicação
07/01/2021
Ata 252

ATA N. 252

 

           Ao nove dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte, às dezessete horas, reuniram-se ordinariamente a Diretoria e o Conselho da Associação dos Engenheiros do Setor de Energia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul, gestão 2019/2021, de maneira virtual por teleconferência, devido a Pandemia do Corona Vírus (Covid-19).

 

Participaram:

  • Gilberto Libório de Barros - Presidente;
  • Alessandro Preisser - Vice-presidente;
  • Carlos Carpena de Coitinho - Conselheiro;
  • Jaques U. Behar - Dir. Financeiro;
  • João Carlos Lindau - Conselheiro;
  • Milton Roberto Layher - Conselheiro
  • Rodrigo Panizzi Possamai – Dir. de Esportes;
  • Roberto S. Dias - Conselheiro;
  • Rosana Seligman - Primeira Secretária;

 

            O primeiro item da pauta abordou o conteúdo da ata de número 250 de 04 de novembro de 2020 e sua respectiva versão para publicação no site, ambas enviadas previamente por e-mail aos Conselheiros e Diretores. A citada ata e o resumo foram aprovados pelos presentes na reunião.

 

           O segundo assunto da pauta abordou o processo de privatização da CEEE-D. Foi publicado o edital que gerou muitas dúvidas, principalmente quanto a forma de adjudicação do adquirente sem a devida quitação da dívida com a Fundação CEEE. Pelo edital os empregados da empresa terão seis meses de garantia de emprego a partir da homologação da venda. Os advogados contratados pelos Sindicatos estão estudando o edital e a Fundação CEEE em nosso entendimento deveria se manifestar formalmente. Há duas inconstitucionalidades a saber, sendo a primeira o aval federal de garantias nos empréstimos do BID/Agência Francesa e a segunda, o desrespeito da exigência do Plebiscito para venda, aprovada pelos Deputados em 2019. O que se ouve é que há um pacto entre o governo estadual e governo federal para que não sejam respeitadas essas inconstitucionalidades. A CEEE-GT será dividida em CEEE-G e CEEE-T, sendo que a CEEE-G já tem um CNPJ novo e a CEEE-T ficou com o CNPJ original da CEEE. A próxima venda será da CEEE-G e o seu valor ficou em torno de um bilhão de reais com mais 30 anos de concessão. O Conselheiro Coitinho questionou como a Fundação CEEE vai agir e o Presidente Libório disse que pretende falar com o Rodrigo, Presidente da Fundação, sobre este assunto sendo que em seu entendimento tem que ser dado um tempo para que o Conselho e Direção da Fundação estudem o edital. Pelas negociações prévias entre as partes, abriu-se um espaço para a Empresa Compradora negociar como pode ficar sua dívida com a Fundação CEEE.

 

     O terceiro assunto da pauta foi a Fundação CEEE. O valor da dívida da CEEE com a Fundação é maior do que consta no edital. Em torno do dobro do valor que a CEEE está assumindo. O valor assumido é menos de um bilhão de reais, enquanto o estimado seria de dois bilhões de reais. O Presidente Libório falou com o Rodrigo, Presidente da Fundação, sobre os colegas que estão na ativa e já estão em condições de se aposentar. A Fundação quer desconsiderar estes colegas que já poderiam estar aposentados no cálculo das reservas matemáticas por idade. O cálculo feito pela Fundação neste caso seria pelas reservas acumuladas, valor este bem mais baixo, levando este grupo, caso confirmada esta hipótese a entrar na justiça.  

 

O quarto item da pauta foi sobre as eleições de 2021. O Conselheiro Lindau, responsável por encaminhar este assunto, informou que a data de lançamento do Edital será em janeiro. Relatou que esteve na AECEEE e como a Simone estará em férias neste período, pediu a ela para entrar em contato com a Comissão Eleitoral visando reprogramar o lançamento do edital para o mês de dezembro de 2020. O material de votação será enviado pelo correio e a eleição presencial será no dia 29 de março. O período de inscrição será até 15 de fevereiro e a posse da nova diretoria dia 03 de maio. É importante que os atuais Conselheiros, cujo mandato se encerra em 2021 e desejem permanecer, preencham dentro do prazo a ficha que constará do edital. O Conselheiro Lindau lembrou uma sugestão do Diretor Rodrigo sobre fazer as eleições por internet, porém disse ser inviável pois é muito caro e assim vai seguir sendo pelo correio.

 

Em assuntos gerais, o Presidente Libório comentou o andamento das ações trabalhistas. A ação do Bônus Alimentação está na Justiça, como concluso para recurso de revista desde julho deste ano. A ação da base de cálculo do Décimo Terceiro está em recuso para revista desde 08 de outubro de 2020 e o PCS desde 25 de agosto de 2020. A ação do Anuênio está também em recuso para revista desde 10 de setembro. O Conselheiro Roberto Dias comentou a situação da Declaração do IR da causa do FG que está sendo paga pela CEEE. Foi explicado que a CEEE deverá enviar aos colegas o que foi recebido para ser declarado. O Conselheiro Coitinho sugeriu que a AECEEE enviasse a todos os sócios um e-mail com o link de solicitação, pois um grande número dos colegas estão nesta causa e precisam orientação. O Presidente Gilberto lembrou da necessidade do calendário das reuniões o ano que vem, sendo que foi elaborado de forma conjunta e consta na tabela abaixo.

 

MÊS 

DIA

Janeiro

06

Fevereiro

10

Março

10

Abril

07

Maio

05

Junho

09

Julho

07

Agosto

11

Setembro

08

Outubro

06

Novembro

10

Dezembro

08

 

Sobre o orçamento do ano que vem a ser apresentado na reunião de janeiro de 2021, o assunto foi a mensalidade, onde o Conselheiro Dias sugeriu não reajustar pois o ano foi difícil. O Diretor Jacques argumentou que deve ter um aumento, pois são necessários pequenos reajustes para que depois não haja uma saída grande de sócios devido a um aumento expressivo da mensalidade. Sobre o aluguel da nova sala, foi informado que o valor é R$ 300,00, mas os primeiros seis meses não serão cobrados. O Conselheiro Milton questionou como foi a entrega e recepção dos presentes de fim de ano e o Presidente Libório respondeu que foi muito bem recebido. O Conselheiro Lindau comentou que a AECEEE deveria reforçar aos sócios a necessidade de contribuir para o fundo de arrecadação dos Sindicatos que contrataram os escritórios de advocacia que estão acompanhando os processos de privatização. Disse que somados os atuais depósitos faltam em torno de R$ 30.000,00. Foi sugerido que a Associação entrasse com um valor, mas como há o décimo terceiro e muitos ainda contribuirão, ficou decidido esperar até janeiro quando será reavaliada a questão.

 

Nada mais tendo a se discutir, a reunião terminou às 18:10 h.

 

 

 

   Gilberto de Barros Júnior                                            Rosana Seligman

    Presidente da AECEEE                                  Primeira Secretária da AECEEE

 

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br