Notícias do setor
22/09/2021
Notícias do Setor

Ministros de energia da UE se reúnem para discutir aumento no preço da energia

Por Kate Abnett

BRUXELAS, 22 de setembro (Reuters) - Ministros de energia dos países da União Europeia discutirão na quarta-feira o aumento do preço do gás e da eletricidade em toda a Europa, enquanto alguns governos elaboram medidas para proteger seus consumidores.

Os preços de referência europeus da energia dispararam este ano, mais do que triplicando na Espanha e em outros lugares, em parte porque os preços do gás foram impulsionados por fatores como baixos estoques de armazenamento, altos preços de carbono na UE e baixa produção de energia renovável. consulte Mais informação

"Eu prevejo e espero também um debate crucial sobre os preços no setor de energia", disse o ministro de infraestrutura da Eslovênia, Jernej Vrtovec, que lidera a reunião ministerial de quarta-feira.Ele disse que o aumento nos preços da eletricidade e do gás "não era bom para nossa economia, para nossos cidadãos".

Os preços de referência europeus do gás aumentaram mais de 250% desde janeiro.Alguns governos, incluindo a Itália e a Grécia, disseram que estão considerando medidas como subsídios ou tetos de preços para proteger os cidadãos dos custos crescentes à medida que as economias se recuperam da pandemia COVID-19.

A Espanha instou a UE a organizar uma resposta mais coordenada, pedindo à Comissão Europeia que forneça orientações sobre agora que os Estados-membros podem responder aos picos de preços sem testar as regras da UE.

"Precisamos urgentemente de um menu de política europeia predefinido para reagir imediatamente a picos dramáticos de preços", disseram a ministra da Economia da Espanha, Nadia Calvino, e a ministra de Energia e Meio Ambiente, Teresa Ribera, em uma carta à Comissão. consulte Mais informação

O comissário de energia da UE, Kadri Simson, disse que a Comissão estava monitorando a situação e "discutindo quais ferramentas estão à nossa disposição" para responder.Os ministros da UE também realizarão na quarta-feira seu primeiro debate sobre propostas para endurecer as políticas de mudança climática da UE, incluindo propostas para expandir a parcela de energias renováveis ​​em sua matriz energética para 40% até 2030. leia mais"Estou convencido de que nossa resposta deve ser uma transição mais rápida para as energias renováveis", disse a ministra austríaca do clima e energia Leonore Gewessler, acrescentando que isso tornaria a UE "mais resistente às flutuações de preços no longo prazo".

Reportagem de Kate Abnett; Reportagem adicional de Sabine Siebold e Marine Strauss; Edição de Edmund Blair

 Recuo da energia de carvão no exterior da China pode eliminar US $ 50 bilhões em investimentos

Por David Stanway e Joe Brock

XANGAI / CINGAPURA, 22 de setembro (Reuters) - A promessa da China de interromper a construção de usinas termelétricas a carvão no exterior pode abater US $ 50 bilhões em investimentos à medida que reduz as futuras emissões de carbono, disseram analistas, embora o próprio programa doméstico de carvão de Pequim ainda esteja sustentando o fóssil sujo combustível.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse em um discurso pré-gravado na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira que a China ajudaria os países em desenvolvimento a construir uma produção de energia verde e interromper a construção de usinas de carvão no exterior. consulte Mais informação

A China está sob pressão internacional para anunciar o fim do financiamento de carvão no exterior como parte de seu pacote atualizado de promessas climáticas nacionais a ser submetido às Nações Unidas. consulte Mais informação

Pequim é a maior fonte de financiamento para usinas a carvão em todo o mundo, e o anúncio de Xi terá um impacto de longo alcance nos planos de expansão da energia a carvão em países como Bangladesh, Indonésia, Vietnã e África do Sul.

O anúncio pode afetar 44 usinas de carvão destinadas a financiamento do Estado chinês, totalizando US $ 50 bilhões, de acordo com o Global Energy Monitor (GEM), um think tank americano. Isso tem o potencial de reduzir as futuras emissões de dióxido de carbono em 200 milhões de toneladas por ano, disse o GEM à Reuters.

"O anúncio da China é um dos desenvolvimentos mais significativos na frente climática este ano, pois pode muito bem marcar o fim do financiamento público internacional para usinas de carvão", disse a diretora do programa de carvão do GEM, Christine Shearer. "Encontraremos muitos países se voltando para fontes alternativas de geração de energia, e esperamos que eles tenham suporte para garantir que seja energia limpa."

Grupos ambientalistas também disseram que forçariam grandes financiadores de carvão como o Banco da China (601988.SS) , vinculado a 10 gigawatts de capacidade de carvão no exterior, a traçar um cronograma de retirada do setor.

A promessa da China seguiu medidas semelhantes da Coréia do Sul e do Japão neste ano, fechando as torneiras dos três últimos grandes financiadores públicos de usinas de carvão no exterior.

Isso aconteceu horas depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu dobrar os gastos para ajudar as nações em desenvolvimento a lidar com a mudança climática, para US $ 11,4 bilhões até 2024, enquanto os líderes mundiais baixavam os marcos antes da cúpula das Nações Unidas sobre mudança climática COP26, iniciada em novembro.

"VÍCIO DOMÉSTICO DE CARVÃO"

Apesar do otimismo generalizado sobre o anúncio de Xi, sua declaração cuidadosamente redigida revelou poucos detalhes e deixou espaço para os projetos existentes continuarem.

Existem mais de 20 unidades de energia movidas a carvão financiadas pela China em construção na África do Sul, Paquistão, Indonésia, Vietnã, Bangladesh, Zimbábue, Sérvia e Emirados Árabes Unidos, de acordo com dados do Centro de Políticas de Desenvolvimento Global da Universidade de Boston. Outros 17 estão em fase de planejamento.

"Os detalhes da saída do carvão no exterior ainda não foram definidos, incluindo cronograma, elegibilidade e separação entre financiamento público e privado", disse Yan Qin, analista líder de carbono da Refinitiv, um provedor de dados financeiros. "Mas estou menos preocupado com os detalhes. Quando o líder da China anunciar essa meta, a declaração pode ser tão simples e curta, mas será implementada completamente."

O novo compromisso também não aborda os planos da China de expandir suas próprias usinas termelétricas a carvão.

O programa doméstico da China é responsável por mais da metade de todas as usinas movidas a carvão em construção em todo o mundo, de acordo com um relatório publicado este mês pela E3G, um think tank europeu sobre clima.

Embora Xi tenha prometido "controlar estritamente" a nova capacidade doméstica de energia a carvão durante o período de 2021-2025, o país não começará a reduzir o consumo de carvão até 2026.

"Com a nova direção definida para o carvão no exterior, a China precisa trabalhar mais duro agora em seu vício doméstico do carvão", disse Li Shuo, assessor climático sênior do Greenpeace.

Leilão do 5G sai este ano, diz relator

Anatel vai votar na sexta-feira a proposta de edital para nova tecnologia

Por Denis Kuck, Alessandra Saraiva e Rafael Rosas — Do Rio

22/09/2021 05h01  Atualizado 22/09/2021

 

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emmanoel Campelo afirmou ontem que o leilão do 5G no Brasil será realizado ainda este ano. As estimativas da agência apontam que o valor das faixas de frequência e os compromissos assumidos pelos vencedores do certame renderão R$ 160 bilhões nos próximos 20 anos.

 

Copom deve destacar piora no cenário de inflação e sinalizar nova alta de 1 ponto na Selic

Confira o que deve ser observado no comunicado de política monetária do BC

Por Felipe Saturnino e Victor Rezende, Valor — São Paulo

21/09/2021 16h34  Atualizado 22/09/2021

 

Na reunião em que deve elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano, nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deve reconhecer que a inflação ao consumidor continua se mostrando mais persistente do que o esperado e segue apresentando composição desfavorável, com destaque para a elevação dos preços inerciais.

 

Renova entrará em nova fase após vendas, aponta CEO (canal Energia)

Empresa não tem ativos operacionais no momento mas projeta ter os primeiros 170 MW em operação de Alto Sertão III em dezembro e já há expectativa para um projeto solar em Caetité, onde há espaço para conexão

Shell quer investir R$ 3 bilhões em geração até 2025

Fonte Solar deve liderar investimentos renováveis. Shell Energy vai comercializar gás e energia de renováveis

PEDRO AURÉLIO TEIXEIRA, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO

 Crise na Evergrande preocupa os mercados mundiais

Segundo maior conglomerado de construção civil da China acumula dívidas e provoca temores de calote que pode gerar efeito cascata internacional, afetando outros setores, bancos e investidores ao redor do planeta.

Nesses dias, Evergrande é sinônimo de um possível fracasso – um fracasso gigantesco. Porque o drama em torno da imobiliária chinesa está se agravando. Na terça-feira, as ações da Evergrande continuavam em queda acentuada na bolsa de valores de Hong Kong. Em menos de um ano, as ações perderam 84% de seu valor. Mas esse não é o maior problema.

O segundo maior conglomerado imobiliário da China sofre de um endividamento que ronda a incrível marca entre 100 e 300 bilhões de euros, dependendo da fonte. Se esse colosso desmoronar para a inadimplência, suas dívidas abririam enormes buracos nos balanços dos credores. "A dificuldade é sempre o risco sistêmico", diz o especialista em China Horst Löchel, da Frankfurt School of Finance and Management.

"Com isso, bancos podem entrar em dificuldades e, na pior das hipóteses, isso criaria um sistema de bola de neve negativo. Se isso acontecer, as convulsões seriam obviamente enormes." Alguns avalistas fazem comparações com a falência do banco de investimento americano Lehman Brothers – que acabou provocando a crise financeira global de 2008. No entanto, a maioria acredita que o problema deve permanecer limitado à China.

Desastre previsível

Mas agora vem surgindo uma imagem mais clara de como essa situação chegou a esse ponto. Evergrande deve sua ascensão nos últimos anos ao clima de corrida do ouro nos mercados imobiliários da China. Pois com o forte crescimento da economia chinesa, cresceu a necessidade de moradias – tanto para pessoas privadas quanto para empresas emergentes.

Isso levou à explosão dos preços no mercado imobiliário chinês. O governo em Pequim está agora tentando reagir a isso – limitando, por exemplo, os aluguéis nas cidades a fim de manter os apartamentos a preços acessíveis. Mas esse castelo de cartas foi ficando cada vez mais instável nos últimos meses, já que o grupo estava principalmente voltado à expansão, trabalhando com margens muito baixas. Agora tudo corre o risco de desabar.

Além da má gestão, os executivos líderes do grupo aparentemente também cuidaram do enriquecimento próprio. Conforme informado pela Evergrande, seis executivos resgataram produtos de investimento da empresa antecipadamente, contrariando as regras. Normalmente, eles só poderiam receber pelos próprios ativos da empresa após um prazo. Entretanto, venderam os produtos antes do tempo permitido.

O presidente da empresa, Hui Ka Yuan, pelo menos esbanja confiança, afirmando ter certeza de que a empresa deixará "seu momento mais sombrio" para trás, como diz em uma carta aos funcionários citada nesta terça pela mídia local. Ao mesmo tempo, prometeu que a empresa, que há semanas mantém aflitos os investidores ao redor do mundo, encerrará os projetos imobiliários conforme prometido e cumprirá suas responsabilidades para com os compradores, investidores e bancos. Um porta-voz da Evergrande confirmou o conteúdo da carta, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Pequenos investidores podem ser compensados

Para compensar alguns investidores, o grupo anunciou agora que pretende pagá-los com imóveis. A medida já teria sido iniciada no último fim de semana, segundo a empresa. De acordo com a revista financeira Caixin, trata-se de investimentos, maioritariamente, de pequenos investidores nos produtos de gestão de ativos do grupo. Os investidores interessados poderiam agora trocá-los por ativos reais nos escritórios locais da empresa, cujo volume, segundo as informações, chega ao equivalente a 5,3 bilhões de euros.

Horst Löchel não acredita que a liderança em Pequim permitirá que a Evergrande descambe para a bancarrota, lembrando que os riscos sistêmicos são grandes demais. Por outro lado, uma questão que também desempenha um papel importante é o fato de os apartamentos constituírem a parte mais importante da poupança para aposentadoria de muitos cidadãos chineses. “Esta é uma empresa baseada no capitalismo de Estado”, diz Stefan Risse, estrategista de mercado de capitais da gestora de ativos Acatis. "Antes de Pequim permita que ondas de choque percorram seus próprios mercados financeiros e economia, deve-se tentar satisfazes os credores de alguma forma."

Embora as agências de classificação estejam alertando sobre o risco de calote da empresa, Evergrande pode ser grande demais para falir, grande demais para cair. No entanto, isso não é certo. "Qualquer pessoa que inicialmente vinha se consolando com a esperança de medidas de resgate por parte do Estado chinês deve reconhecer que a probabilidade vai caindo cada vez mais", pondera Markus Schön, diretor-gerente da gestora de ativos Schön & Co. "Os compradores de imóveis privados provavelmente receberão ajuda para evitar agitação social. Mas os investidores mais ricos, como os bancos, provavelmente serão atingidos pelo colapso cada vez mais provável."

Crise transbordará fronteiras?

A questão decisiva seria, então, saber em que medida essas ondas de choque poderiam ser sentidas fora da China. Por outro lado, porém, Schön admite que o setor imobiliário chinês é relativamente fechado e quase não se refinancia fora das fronteiras do país.

"Não vejo nenhuma ameaça ao nosso próprio sistema financeiro", diz Horst Löchel, da Frankfurt School. "É mais uma questão de clima: será que ainda devemos nos envolver na China? Devemos ainda investir lá? Devemos ainda comprar títulos ou ações chinesas? Vista a partir daqui, são essas questões que causam incerteza no mercado."

Já na China, a preocupação é aparentemente muito maior. Pois com a queda das ações da Evergrande, a bolsa de valores de Hong Kong também despencou: na segunda-feira, o índice principal caiu para o nível mais baixo em cerca de um ano.

E isso, por sua vez, puxa as bolsas de valores ao redor do globo para o porão: o índice líder alemão DAX, que celebrou sua estreia nesta segunda-feira com 40 em vez dos 30 valores anteriores, registrou perdas de mais de 2% ao longo do dia. Alguns especialistas do mercado de ações veem o caso Evergrande como o prelúdio para uma possível correção de preços no mercado de ações (DW, 21/9/21)

Ibovespa fecha em alta de 1,29%; dólar chega a R$ 5,2859

Ibovespa fechou em alta de 1,29%, a 110.249 pontos. A Bolsa brasileira acompanhou os mercados externos e teve um dia de recuperação após as fortes quedas de ontem (20), puxadas pela tensão com o possível calote da chinesa Evergrande. A companhia do setor imobiliário ainda apresenta o risco de não conseguir pagar a dívida de US$ 300 bilhões.

“A dúvida é se estamos lidando com um caso de insolvência ou de [falta de] liquidez, e também sobre como será a atuação do Partido Chinês. Uma declaração do presidente da empresa e de alguns analistas de crédito tranquilizou o mercado de que não estamos num ‘evento Lehman'”, diz João Beck, economista e sócio da BRA, em referência à falência do banco Lehman Brothers durante a crise financeira de 2007-2008, nos EUA.

Contribuiu para o desempenho positivo da Bolsa brasileira a reunião dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que foi bem recebida pelo mercado. Após o encontro, o senador afirmou que a solução para o problema do pagamento dos precatórios respeitará o teto de gastos, acalmando temores de investidores sobre o cenário fiscal de 2022.

Os investidores brasileiros acompanham de perto a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que começou nesta terça. A expectativa diante do crescimento da inflação é que seja anunciada uma alta de um ponto percentual da taxa Selic.

CVC (CVCB3), que subiu 6,50%, a R$ 21,94, ficou entre as maiores altas do dia após divulgar dados operacionais e financeiros de agosto, que mostraram que a companhia está se recuperando dos efeitos da pandemia no setor de turismo. As ações da Via (VIIA3), ex-Via Varejo, também foram destaque positivo no pregão, com avanço de 11,28%, a R$ 8,78. A varejista informou que superou no mês passado a marca de cem mil vendedores em seu marketplace.

Em Wall Street, os índices Dow Jones e S&P 500 registraram leves quedas de 0,15% e 0,08%, a 33.919 e 4.354 pontos, respectivamente. O Nasdaq subiu 0,22%, a 14.746 pontos. A recuperação das bolsas norte-americanas também foi impulsionada pela reavaliação dos riscos de um eventual calote da Evergrande. O mercado dos EUA operou em compasso de espera pela decisão do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), que começou a se reunir nesta terça e deve indicar amanhã o futuro da política monetária do país.

dólar fechou em queda de 0,88%, a R$ 5,2859 na venda, após o real se valorizar graças ao aumento do apetite por risco no exterior e às declarações do presidente do Senado (Forbes, 21/9/21)

 

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br