Notícia
29/12/2021
Retrospectiva 2021 e Votos de um Próspero Ano Novo!!!

Prezados Associados.

Chegamos ao final de um ano muito difícil, marcado pela privatização das empresas do Grupo CEEE, pelos efeitos persistentes da pandemia, por uma greve cruel e penosa, que os colegas ativos tiveram que enfrentar para minimamente manterem os direitos adquiridos ao longo de décadas, e o ataque corrosivo e destrutivo conduzido pelos gestores das patrocinadoras, que em conjunto com o governo do estado vem tentando desmontar os nossos planos previdenciários de forma implacável.

É bem verdade que toda crise traz em seu bojo oportunidades e nesta linha de pensamento, compreendemos que, após termos sido convidados a nos retirar da nossa sede no CAENMF, e termos nos instalado em um local amplo, seguro, com estacionamento, junto às demais entidades associativas, e totalmente independente das novas controladoras das ex-empresas públicas, ganhamos em independência. Nem mesmo a proibição do desconto em folha, abalou a nossa entidade, que contou com a confiança dos nossos associados ativos, que aderiram de forma massiva ao débito em conta corrente.

Mas, o nosso trabalho continuou de forma muito intensa na defesa dos direitos dos nossos associados, quando impetramos três ações judiciais para fazermos frente a ameaça da alteração das regras dos planos, da judicialização do pagamento da dívida relativa à reserva matemática a integralizar contraída pelas patrocinadoras, com o aval do Estado e a anuência do Banrisul, quando da criação do CEEEPrev, e por fim, com a determinação da retirada integral dos patrocínios dos planos pelas novas controladoras.

E para enfrentarmos a nova realidade imposta pela desestatização das nossas empresas de origem, decidimos participar do “Chamamento Público 2021” do CREA-RS, no qual tivemos dois projetos aprovados, que nos asseguraram recursos para iniciativas em prol da valorização profissional, e do vislumbre de novos caminhos para a reinserção dos colegas engenheiros no mercado de trabalho privado. O primeiro evento, foi o “Seminário – Os Novos Caminhos da Engenharia”, realizado no dia 16 de dezembro de 2021, na semana do engenheiro em homenagem aos 60 anos da AECEEE, com ampla participação do público pelo YouTube com trezentas pessoas, e pelo Facebook com cento e trinta pessoas, respectivamente, e com a participação presencial de palestrantes e autoridades.

Assim, com a meta de público amplamente atingida e com o convite oficial do secretário de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, para que a AECEEE participe do comitê do “Pacto Alegre”, contribuindo com o planejamento de políticas públicas, que possam ser desenvolvidas na área de eletro mobilidade e conversão para energias alternativas, atreladas ao compromisso “race to zero” no sentido de reduzir as emissões, e com os canais estabelecidos com as empresas Andritz e Randon, e com as universidades Unisinos, PUC e UFRGS, consideramos plenamente atingidas as nossas metas e objetivos para o evento.

Também participamos das eleições para as coordenadorias regionais do Conselho de Representantes de Entidades Associativas – CDER/CREA-RS, onde conquistamos a cadeira de Coordenador Regional da Região Metropolitana. E em nossa participação no XXº Encontro Estadual de Entidades de Classe – EESEC, fomos homenageados por termos sido a mais nova entidade de classe registrada, a participar do “Chamamento Público 2021” do CREA-RS, e ter sido contemplada com dois projetos.

Por fim, após esta breve retrospectiva, não poderíamos deixar de lembrar da memorável comemoração alusiva aos 60 anos da AECEEE, realizada no dia 22 de outubro na Associação Leopoldina Juvenil, que se engrandeceu graças a participação descontraída e animada dos nossos fiéis associados e da impecável organização. Muito obrigado a todos que participaram, e o convite antecipado para que em outubro de 2022, estejamos juntos para o encerramento das comemorações dos 60 anos com chave de ouro.

Com fé, coragem, esperança, determinação, altivez e união, faremos de 2022 um ano muito promissor e muito melhor que 2021.

Um Forte Abraço e um Feliz Ano Novo à Todos e a Todas!!!

Luiz Alberto Schreiner

Presidente

 

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br