Notícias do setor
07/03/2022
Notícias do Setor

Contra o tempo

FOLHA DE S. PAULO - 07/03/2022

A privatização da Eletrobras avança. Diferentes órgãos públicos protocolaram nos últimos dias documentos com informações solicitadas pelo Tribunal de Contas da União. Os ministros da corte farão nova reunião, até o início de abril, para definir detalhes finais do processo, como o preço mínimo da ação da companhia.

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/03/contra-o-tempo.shtml

 

Para retomar lucros, AES Brasil foca na diversificação

VALOR ECONÔMICO - 07/03/2022

Apesar das perdas financeiras causadas pela crise hídrica, a AES Brasil já nota melhora significativa dos níveis dos reservatórios, por conta do regime de chuvas mais favorável, e já vê cenário de melhora com a diversificação da matriz. A lucratividade foi afetada em 2021 por conta do risco hidrológico e da compra de energia para fazer frente ao cenário desfavorável que afetou o portfólio de ativos hídricos da companhia. Entretanto, para se afastar definitivamente desta exposição hídrica, a AES tem acelerado investimentos na diversificação da matriz energética.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/03/07/para-retomar-lucros-aes-brasil-foca-na-diversificacao.ghtml

 

Impasses com paraguaios desafiam novo chefe de Itaipu

VALOR ECONÔMICO - 07/03/2022

Sem consenso sobre a tarifa de energia para os mercados brasileiros e paraguaios, a usina de Itaipu Binacional segue sem orçamento definido para o ano de 2022. Diante do impasse, entre as diretorias brasileira e paraguaia, o Almirante Anatalicio Risden Junior assume o comando da companhia com a missão de sentar à mesa com os paraguaios – que detém 50% da companhia – para negociar as novas tarifas da hidrelétrica.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/03/07/impasses-com-paraguaios-desafiam-novo-chefe-de-itaipu.ghtml

 

Para especialistas, mundo não deve desistir de usina nuclear

 VALOR ECONÔMICO - 07/03/2022

Usinas nucleares são seguras e podem contribuir para uma matriz energética global mais limpa, embora não sejam uma fonte renovável e existam dificuldades na estocagem de resíduos, segundo acadêmicos ouvidos pelo Valor. Mas o ataque russo à central ucraniana Zaporizhzhia, onde um prédio do complexo pegou fogo na quinta-feira, demonstra o receio que essa fonte representa, sobretudo em tempos de guerra.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/03/07/para-especialistas-mundo-nao-deve-desistir-de-usina-nuclear.ghtml

 

‘Energia renovável fica mais atrativa no atual cenário’

VALOR ECONÔMICO  - 07/03/2022

O ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e atual presidente da consultoria PSR, Luiz Barroso, enxerga oportunidades, principalmente no Brasil, para as energias renováveis com a alta dos preços de petróleo e gás causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia. Na semana passada, depois da deflagração do conflito, as cotações internacionais do barril de petróleo superaram a barreira dos US$ 100 e registraram os preços mais altos dos últimos oito anos.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/03/07/energia-renovavel-fica-mais-atrativa-no-atual-cenario.ghtml

 

Parlamentares veem janela para energia renovável

VALOR ECONÔMICO  - 07/03/2022

O ano eleitoral dificulta a arregimentação de quórum, mas a Frente Parlamentar de Energias Renováveis, presidida pelo deputado Danilo Forte (PSDB-CE), vê na crise energética mundial desencadeada pela guerra na Ucrânia uma janela para a reação do Congresso. Esta janela tanto pode dar impulso à agenda do presidente Jair Bolsonaro, que retomou a ofensiva pela exploração de terras indígenas, quanto pode conter os danos provocados sobre a transição da matriz energética pela MP que liberou a privatização da Eletrobras e pela lei aprovada em dezembro do ano passado prorrogando os subsídios para a energia a carvão.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/03/07/parlamentares-veem-janela-para-energia-renovavel.ghtml

 

Energia

FOLHA DE S. PAULO  - 05/03/2022

O conselho da Volkswagen aprovou nesta sexta (4) um investimento de 2 bilhões de euros na nova fábrica de carros elétricos que ficará perto de sua sede em Wolfsburg, na Alemanha. O início da construção está previsto para o primeiro semestre de 2023.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2022/03/volks-da-largada-em-projeto-de-fabrica-de-carro-eletrico.shtml

 

Caminho de volta

 O GLOBO  - 06/03/2022

O 3G Radar, maior acionista privado da Eletrobras, trabalha nos bastidores pra levar de volta Wilson Ferreira para a posição de presidente da empresa — Ferreira desde março de 2021 é o CEO da Vibra (ex-BR Distribuidora). O fundo tem o apoio do BNDES, que quer emplacar a privatização da empresa até maio.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/movimentacoes-para-levar-o-ceo-da-vibra-de-volta-presidencia-da-eletrobras.html

 

Privatização da Eletrobras corre contra o tempo para buscar R$ 25 bi

FOLHA DE S. PAULO  - 06/03/2022

Para dimensionar o que é a Eletrobras pense que de cada 10 lâmpadas ligadas no país, ao menos 3 são abastecidas pela energia gerada pela companhia. Maior empresa de energia da América Latina, dona ou sócia das mais importantes hidrelétricas do Brasil, como Belo Monte e Furnas, e responsável por quase 44% do sistema de transmissão do país, a estatal foi colocada numa corrida contra o tempo para ser privatizada. O processo precisa ser concluído ainda no primeiro semestre, antes de a campanha eleitoral entrar na fase decisiva e afastar investidores. A venda foi modelada para ocorrer por meio de capitalização em Bolsa. Serão emitidas ações e recibos de ações (ADRs), respectivamente no Brasil e Estados Unidos.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/03/privatizacao-da-eletrobras-corre-contra-o-tempo-para-buscar-r-25-bi-na-bolsa.shtml

 

Corte no IPI segura preço dos carros, diz presidente da Stellantis

O ESTADO DE S. PAULO  - 05/03/2022

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não deve resultar, num primeiro momento, em queda nos preços dos automóveis, conforme Antonio Filosa, presidente na América do Sul da Stellantis (que reúne Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM). O executivo, porém, acredita que a medida anunciada pelo governo federal no final de fevereiro pode contribuir para que os valores não subam muito. Ele teme um eventual impulso à inflação – que já vinha em ritmo acelerado no Brasil – pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. Para Filosa, os preços de commodities continuarão a subir, assim como custos com logística e matérias-primas, devido, por exemplo, à suspensão de rotas de voos na região de guerra e dificuldades de abastecimento de alguns componentes. “O corte (do IPI) pode não chegar efetivamente aos preços, mas vai ajudar a não aumentar ou aumentar menos”, diz. Ou seja, será uma compensação da alta inflacionária. A Fiat, diz ele, já não reajustou preços neste mês, como fizeram alguns concorrentes.

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,reducao-de-ipi-nao-deve-derrubar-neste-momento-precos-dos-carros-diz-presidente-da-stellantis,70003998076

 

 

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br