Reunião Ordinária do Conselho de Administração e Diretoria Executiva
Data: 10/11/2021.
Ata nº 264.
Itens tratados:
1. Leitura da Ata 263 de 06 outubro de 2021 e do respectivo resumo para o Site
As citadas atas e o resumo foram aprovados pelos presentes na reunião.
2. Chamada pública do CREA-RS e o Seminário Os Novos Caminhos da Engenharia
Os dois convênios foram assinados e as contas bancárias abertas. A programação do primeiro evento, que acontecerá no Senge no dia 16 de dezembro próximo, em homenagem ao Dia do Engenheiro, será: os desafios da indústria 4.0 e os desafios da disrupção tecnológica, sempre com foco no perfil dos engenheiros. Uma das metas é atingir 300 participantes. O Seminário será hibrido com apresentação presencial e online via YouTube e Facebook.
3. Eleições CDER
A eleição está já acontecendo. É hoje e amanhã e nossa chapa que concorre para a região metropolitana é composta pelos colegas João Carlos Lindau e Ivo Hoffmann. O chamamento foi bem-organizado. E agora é só aguardar os resultados.
4. XX Encontro Estadual de Entidades de Classe – EESEC
Acontecerá dia 29/11 e 30/11. O objetivo deste encontro é integrar associações ligadas às Engenharias, planejar futuras ações e oferecer conteúdo de valor para os participantes. O Schreiner vai representar a AECEEE.
5. Retirada de patrocínio dos planos da Fundação CEEE
Foi relatado que havia expectativa com a continuação da participação da CPFL, mas da Equatorial não. No entanto foi formalizada a intenção de retirada pelas duas empresas. A discussão sobre a dívida com o CeeePrev segue, e a solução sobre o montante e responsabilidades é básica para viabilizar o andamento da retirada. Fato que pode estender os prazos regulamentados Como haveria a reunião das entidades com a Fundação dia 16 de novembro próximo ficou combinado a interrupção da reunião para continuidade no para dia 17 de novembro , para ser apresentado o que a Fundação expor. Em continuação da reunião passada houve o relato pelos nossos representantes que foram o Dias e o Coitinho dos assuntos apresentados pela Diretoria da Fundação, presentes o Rodrigo, o Jefferson Patta e o Pedron. Foi confirmado que dia 5 de novembro p.p. as empresas Equatorial e CPFL se manifestaram sobre a intenção de retirada de patrocínio dos planos, que as dívidas foram atualizadas, totalizando para a Equatorial o valor é de 0,68 BI R$ e para a CPFL o valor de 0,75 BI R$. A Fundação relatou um histórico da origem da dívida atribuindo à cláusula 25 do acordo coletivo de 1997 a maior parcela. Entendem que as responsabilidades em honrar tais valores são das novas proprietárias das empresas do Grupo CEEE. A Fundação está cobrando essas dívidas, entrando nas contas das empresas para pegar o dinheiro. A Fundação vai calcular para cada participante do CEEEPrev migrado e Plano Único o valor da reserva matemática individual, calculando quantos anos a pessoa vai viver pela tábua atuarial. Esse valor é trazido ao valor presente a uma taxa de 5% aa. A intenção da Fundação é fixar a data base em 31/12/2021. Após autorização da retirada pela PREVIC o cálculo é refeito e é dado um prazo para os associados exercerem sua opção. Foi levantada a questão de possível conflito de interesse dos novos patrocinadores na indicação de conselheiros e diretores para a Fundação proximamente, sobre isto haverá consulta para o escritório que está prestando assessoria jurídica para a entidade.
6. Jantar Dançante
O último jantar em 2019 teve um custo semelhante ao atual de 2021, porque foi feito com compras antecipadas. Teve uma diferença de 34 participantes a menos em relação ao jantar de 2019. Os valores foram muito semelhantes com uma pequena diferença. O Gilberto comentou que na próxima reunião terá que se discutir um novo local, pois o valor do Leopoldina triplica e há outros bons locais, como o Germânia, local de muitos jantares dançantes e também há uma casa no Parque Germânia com um bom valor. A tendencia é ter menor número de participantes, pois com a privatização muitos sócios vão sair da Associação. O Schreiner discorda de que haverá muito menos sócios pois há muitos sócios na AECEEE que já deixaram a Empresa e continuam sócios e sua sugestão é manter o Clube Leopoldina e negociar com o Solano e o Clube os valores. Com esta sugestão foi combinado tratar com o clube e o Solano valores. Houve manifestações de todos sobre o evento com elogios a todos.
7. Assuntos Gerais
O Dias relatou que o contador da Associação lembrou a necessidade de fazer um laudo LTCAT, que a partir de janeiro deve constar no eSocial e que o mesmo será contratado da empresa Proaten. O Schreiner comentou que o Senge Previdência fica na Fundação, mas vão criar um portfólio de novos planos previdenciários oferecendo mais opções aos associados.