Notícias do setor
25/11/2016
Veto ao Inova Rede foi um mal entendido, afirma Leite

Presidente da Abradee acredita que investimentos tradicionais não trarão os resultados esperados das distribuidoras Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Regulação e Política 24/11/2016 O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Eletrica, Nelson Leite, credita a um mal entendido do governo a decisão do Palácio do Planalto de vetar o artigo da lei resultante da Medida Provisória 735, que criava o programa de modernização das redes de distribuição – o Inova Rede. Leite argumenta que apenas os investimentos tradicionais não serão suficientes para garantir a melhora do desempenho esperado para as distribuidoras nos próximos anos. “Se você for fazer os investimentos com a mesma tecnologia, sem usar inovação, vai continuar tendo os mesmos resultados que tem hoje”, ponderou o executivo.  
Leite admite que o aumento dos investimentos amplia a base de remuneração das empresas e leva ao crescimento da tarifa. Mas argumenta que os ganhos de eficiência operacional das empresas também seriam capturados a favor da modicidade tarifária. A estimativa da Abradee é de que serão necessários investimentos adicionais de R$ 6 bilhões por ano em modernização de redes.
Na avaliação do presidente da associação, o veto à proposta das distribuidoras impõe o desafio para o setor e para o órgão regulador de desenvolver um mecanismo de estímulo aos investimentos em inovação e em modernização das redes. “O investimento tradicional é aquele para repor itens que chegam ao final da vida útil. Um transformador chegou ao final da vida útil, você tira e coloca outro de mesma tecnologia. A inovação é você colocar uma tecnologia, nova, por exemplo, agregando sensores e equipamentos de comunicação que permitam fazer a operação remota dessas linhas”, afirma Leite.
Ele explica que o smart grid ainda não ganhou escala no Brasil porque não há um sinal econômico adequado. O sinal, afirma, é não só uma remuneração melhor, mas o reconhecimento antecipado do que se investiu, para que o empreendedor saiba que remuneração vai ter.

Localização
Av. Ipiranga, nº 7931 – 2º andar, Prédio da AFCEEE (entrada para o estacionamento pela rua lateral) - Porto Alegre / RS
(51) 3012-4169 aeceee@aeceee.org.br